Blend in Douro

Douro - Património Mundial da UNESCO

Douro

O Vale do Douro também poderia ser chamado de vale encantado, tamanha a beleza e magia que as suas paisagens oferecem.

Partindo do Porto, onde o rio desagua no mar e onde também acabam os vinhos do Douro (vinhos de mesa e vinho do Porto), produzidos nas suas encostas, existem várias formas de conhecer esta paisagem cultural, tombada como Património Mundial Local: rodoviário, de trem, em um barco de cruzeiro e até mesmo de helicóptero. Nenhum o deixará indiferente.

Seguindo um percurso entre os miradouros que oferecem as melhores vistas, é necessário atravessar o rio de norte a sul e vice-versa. Mas ao longo do caminho poderá admirar paisagens de cortar a respiração sobre o rio e visitar vinhas, vilas e aldeias até chegar a Miranda do Douro, ponto em que o rio entra em Portugal.

Comece por Vila Nova de Gaia com uma visita às pousadas onde o vinho do Porto envelhece. Aqui poderá conhecer um pouco melhor este vinho, aproveitando – como poderia fazer de outra forma? – provar o precioso néctar. E ainda se podem ver os velhos barcos rabelo do rio, as embarcações que transportavam o vinho das quintas onde é produzido até à foz, antes da construção das várias barragens que o tornavam navegável.

No Peso da Régua, o Museu do Douro vai dar uma perspetiva diferente sobre a região e a viticultura. Não muito longe, na margem sul, está Lamego, uma das mais belas cidades do Norte de Portugal, situada no sopé de uma imensa escadaria de azulejos azuis e brancos

que conduz ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. No Pinhão, junto ao rio, a estação ferroviária é obrigatória para admirar os seus antigos azulejos dedicados ao cultivo da vinha.

Antes de chegar ao Pocinho, pode fazer um desvio na margem sul para visitar o castelo de Numão e apreciar a vista sobre o horizonte. Um pouco mais a nascente encontra-se o Parque Arqueológico do Vale do Côa, uma galeria de arte rupestre ao ar livre, classificada como Património Mundial, e o anexo Museu de Vila Nova de Foz Côa.

Chegando a Barca de Alva, entra-se no Parque Natural do Douro Internacional, visto que o rio daqui até Miranda do Douro faz a fronteira entre Portugal e Espanha. Neste ponto, o curso do rio estreita-se, passando por entre altas escarpas até chegar à pequena localidade fronteiriça ao entrar em Portugal.

O Vale do Douro Vinhateiro, até Barca de Alva, é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Primeiro, o rio esculpiu os vales profundos da terra e depois o Homem transformou as montanhas de xisto em solo e paredes e plantou as vinhas, verdes no verão, cor de fogo no outono. Com o conhecimento transmitido de geração em geração, inclinou os terraços para expor as vinhas aos raios do sol que dão às uvas o calor que o vinho anseia. Foi a partir dos frutos da terra e do trabalho do Homem que este vinho e paisagem únicos foram feitos.

Sobre o Projeto

Localizado a leste do Porto, o dramático Vale do Douro é frequentemente procurado por viajantes que procuram uma introdução aos vinhos e vinicultura portugueses. Eles também encontram uma beleza natural deslumbrante e uma história cultural profunda que o torna um Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos lugares de que os portugueses mais se orgulham.

Os limites das vinhas do Vale do Douro foram determinados em 1756, tornando-se na região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Na verdade, a produção de vinho remonta a 2.000 anos. Os campos em socalcos de cada lado do rio Douro são deslumbrantes e únicos na região. Num país repleto de belezas naturais, o Vale do Douro é considerado uma das joias da coroa.

Um projeto multiusos construído entre os socalcos de vinha do deslumbrante Vale do Douro com 11 hectares sobranceiros ao rio Douro com uma frente ribeirinha de cerca de 500 metros. O projeto consiste em um hotel resort 5 estrelas com 80 suítes, 60 vilas luxuosas, todas com piscina infinita à beira do rio, spa, restaurante panorâmico, marina, quadra de tênis e padel, minigolfe, vinhedos e estação de trem privativa.

Plano de Investimento

Invista neste projeto

    Serviços / Atividades

    Não há informações sobre os serviços.